26 de out. de 2008

CARTA AOS MEUS AMIGOS PAULISTANOS

Estação da Luz - 1.925



Deixei São Paulo no ano de 2001, rumo à realização de um antigo sonho: ter um filho num lugar tranquilo, que me desse segurança de educá-lo sem os medos que a cidade de São Paulo me provoca.


Consegui. Minha filha Gabriela nasceu saudável e é feliz; tive momentos inesquecíveis ao lado dela, quando, ainda bebê, dava-lhe mamadeira com os pés na areia da praia, olhando as ondas do mar de Itapuã (ela tinha medo do barulho das ondas).


Lembro de bons momentos que passei em São Paulo, onde vivi por mais de 40 anos; conhecia cada rua do centro da cidade, tive centenas de amigos e alguns poucos inimigos; trabalhei com tanta coisa diferente que só uma cidade como esta é capaz de permitir. Sim, posso dizer que fui feliz em São Paulo. Hoje, entretanto, sou ainda mais.

Uma coisa, nesses anos todos que vivi em São Paulo, me incomodava: a mania do paulistano se achar superior aos demais brasileiros, acreditar que, por ser cosmopolita, tinha melhor pedigree. Bobagem! Paulistano que se preza acredita que seu estado é a locomotiva do Brasil; que sem São Paulo não existiria Brasil. Pequenez!

Hoje, reflito um pouco mais atento às asneiras que cansei de ouvir. O preconceito é grande e já não me tenho tanta paciência com gente que se acredita superior. Cansei! No mau sentido!
.
.
***
.
.
Vejo o mapa eleitoral do segundo turno da votação para prefeito em São Paulo, e fico chocado.
.
Não consigo entender como cidadãos de São Paulo tiveram a capacidade de eleger um prefeito como esse Gilberto Kassab! Enjoado, medíocre, desconhecido!
Já fiz tantas campanhas partidárias em São Paulo, e achava que o povo já tinha feito todas as bobagens possíveis.
Alguns nomes que passaram pela cidade, e foram eleitos, são de envergonhar qualquer um:
Adhemar de Barros, Jânio Quadros, Orestes Quércia, Luis Antonio Fleury, Paulo Maluf, Celso Pitta ... e agora, Gilberto Kassab!
.
Posso entender a classe média paulistana votar no nome indicado pelo governador Serra; apoiar alguém de seu partido, de sua coligação ... mas Kassab é do PFL. Este mesmo partido que foi varrido do nordeste, não ganhou nenhuma capital nem cidade importante em 2008 ... a não ser São Paulo ! Isso é ridículo ! A atitude do paulistano é de profundo desconhecimento político !
.
Me sinto envergonhado por ter nascido numa cidade que já foi o coração e as pernas do Brasil.
Hoje, São Paulo é, como bem definiu um amigo, a vanguarda do atraso. A locomotiva da época do café, enferrujou. Virou Maria Fumaça, peça de museu.
.
São Paulo, hoje, representa o que há de mais arcaico em política no Brasil. A eleição desse sujeito pelo povo da minha cidade natal, mostra claramente o conservadorismo retrógrado de São Paulo.
Meus amigos paulistanos foram manipulados -- e se deixaram manipular -- por um governador sem escrúpulos, que apontou Kassab como melhor candidato visando as eleições presidenciais de 2010.
José Serra pretende ser presidente do Brasil ... piada!
.
Saibam, meus amigos paulistanos, que São Paulo é motivo de piada pelo Brasil àfora.
Que as coisas que acontecem em São Paulo já não soam tão importantes como soavam no passado; o peso político da maior cidade da América do Sul está acabando, por obra de um governador que não se interessa por São Paulo, que manobra as vontades de sua população buscando mais poder.
.
Saibam, meus amigos de São Paulo, que a guerra que vocês travam, diariamente, é inútil; enquanto sobreviverem esses cadáveres políticos, a cidade irá se decompor cada vez mais depressa.
.
Meus amigos de São Paulo ... sinto pena de vocês.
.
***

3 comentários:

Anônimo disse...

Realmente não dá para entender..

A cidade mais cosmopolita do país, que tem tanto acesso as informações, que está no centro do desenvolvimento brasileiro, retomado pelo governo Lula, eleger um representante do que temos de pior na nossa história, e na nossa política! Não entendo tb.

Obi-Wan Kenobi.

Anônimo disse...

Bravo! Bravo! Viva Salvador! Viva o Vitória!

Bruna Hercog disse...

de arrepiar!!!!