15 de jul. de 2009

BLOG DO PLANALTO.

***
A Secretaria de Imprensa da Presidência da República apresentou, esta semana, o projeto do BLOG DO PLANALTO, que deverá ser lançado ainda neste mês de julho.
Uma fonte, que pediu anonimato, presente no evento, disse que o governo percebeu o fenômeno da blogsfera, e decidiu abrir mais um canal de comunicação com a população em geral, principalmente, os internautas.
A fonte, que darei o nome fictício de Mafalda, disse que o objetivo da implantação desta nova ferramenta é "informar, explicar e contextualizar ações, decisões e mensagens do Governo Federal, com a agilidade e a linguagem apropriadas aos meios digitais."

Imagem do rascunho do Blog do Planalto

Mafalda ainda disse que a idéia do Planalto não é criar uma disputa com a imprensa; o secretário Nelson Breve afirmou que pretendem se manifestar no caso de noticias falsas ou tendenciosas, aquilo que chamou de "mau jornalismo". Ao ser indagado se teria alguma relação com o blog da Petrobras, o secretário disse que aquele foi criado num outro contexto.
Num primeiro momento, o BLOG DO PLANALTO não será aberto para comentários de internautas, mas poderá haver uma interatividade indireta, ou seja, aquilo que for escrito nos blogs espalhados pela internet será analisado pela assessoria do Planalto que poderá, caso achem necessário, comentar e responder.
Outra coisa interesante que ouvi de Mafalda foi que a Presidência não acredita que as redes sociais podem substituir a imprensa, de modo geral; a SECOM - Secretaria de Comunicação - fez uma pesquisa (12 mil entrevistas) para saber quais os meios que o brasileiro utiliza para obter informação, e descobriu que um deles, de maneira crescente, é através de blogs. Esta mesma pesquisa é feita pelos veículos de comunicação tradicionais, mas seus resultados são ocultados, pois o medo da imprensa mais comprometida do planeta é que sua audiência se qualifique e, em consquência, comece a descobrir as mentiras e falcatruas desta midia.
A "cara" do Blog ainda não foi definida.
A imagem mostrada acima é um dos três modelos em estudo, e deverá sofrer alterações.
Em breve, teremos mais um canal disponível para as pessoas comuns acessarem informações direto da fonte, com a devida publicidade que o BLOG DO PLANALTO merece.
É o início de uma nova etapa na comunicação. Se aproxima o momento de mostrar que a imprensa brasileira esconde, mente, difama e falsifica. Tudo em nome de seus interesses privados inconfessáveis.

***

Nenhum comentário: