26 de ago. de 2009

Everardo Maciel: É uma farsa!

***
Everardo Maciel, o todo-poderoso Secretário da Receita Federal nos 8 anos do governo do nefasto FHC, deu entrevista a Bob Fernandes, do Terra Magazine.
Classificou os episódios Petrobrás e Dilma/Lina Vieira como farsa, factóides.
Sobre as ditas manobras contábeis, que desembocou na instalação da CPI da Petrobrás, Everardo disse:
"(...) Farsa, factóide. E por quê? Porque não se pode falar de manobra contábil, porque a contabilidade só tem um regime, que é o de competência." ...
"a Petrobras, no meu entender, tem ABSOLUTO DIREITO (NR: Destaque a pedido do entrevistado) de escolher o regime de caixa ou de competência para variações cambiais" ... " É bom lembrar que a opção pelo regime de caixa ou de competência não repercute sobre o valor do imposto a pagar, mas, sim, a data do pagamento. Essas coisas todas são demasiado elementares. Para especialistas."
Demasiado elementares, ele disse.
Sobre o caso Dilma/Lina, ele também se pronunciou:
"... a história do virtual diálogo que teria ocorrido entre a ministra-chefe da casa civil, Dilma Rousseff, e a secretária da receita, Lina Vieira ... tomemos como verdadeiro que tenha ocorrido o diálogo. Se ocorreu o diálogo, ele tem duas qualificações: ou era algo muito grave ou algo banal. ... Se era algo banal, deveria ser esquecido e não estar nas manchetes. Se era algo grave, deveria ter sido denunciado e chegado às manchetes em dezembro, quando supostamente ocorreu o diálogo. Ninguém pode fazer juízo de conveniência ou oportunidade sobre matéria que pode ser qualificada como infração. Caso contrário, vai parecer oportunismo."
Vai parecer oportunismo, ele disse.
A midia, entretanto, trata estes dois assuntos de forma diferente.
Dois assuntos extremamente relacionados entre si, e que levam a duas situações importantes mas que o jornalismo comprometido prefere fingir que não existem: As eleições presidenciais de 2010 e o marco regulatório do pré-sal.
Não há nenhuma dúvida que a direita brasileira está muitissimo interessada na divisão dos recursos advindos da exploração do petróleo do pré-sal. De preferência, com grupos estrangeiros, ou seja, querem privatizar o petróleo ainda não explorado.
Para isso, é necessário impedir que Lula e o Partido dos Trabalhadores elejam Dilma Rousseff, pois ela é tão comprometida com os trabalhadores brasileiros quanto Lula.
Tem gente de olho grande no futuro deste país.
Temos que tratar de colocá-los em seu devido lugar.

***

Um comentário:

Daniel Pearl Bezerra disse...

Companheiro Júlio,
A Singular Digital, em parceria com a HP, Grupo Ediouro e o Best Blogs Brazil, promove o primeiro Prêmio BlogBooks que transformará os melhores blogs do Brasil em livro. O BlogBooks terá a participação de 120 blogs, divididos em 12 categorias (humor, quadrinhos, entretenimento, artes e cultura, comunicação e negócios, universo feminino, universo masculino, sexo, gastronomia, religião, política e tecnologia).

O BLOG DA DILMA é o único blog de Esquerda que concorre ao melhor blog na categoria POLÍTICA no Concurso da BIENAL DO LIVRO 2009. Solicitamos teu apoio na divulgação e na votação. Se Blog da Dilma for o vencedor além de tornar um Livro, terá uma grande divulgação na mídia nacional, e será excelente para a candidatura da Ministra Dilma Rousseff. Divulgue para os internautas do teu blog. Um grande abraço, Daniel Pearl e Jussara Seixas – editores do blog.
Endereços para você votar: http://dilma13.blogspot.com/
ou http://www.blogbooks.com.br/categorias/politica/