10 de abr. de 2010

ELEIÇÕES PELA ÓTICA DA DIREITA.

***
Agora que o cenário para as eleições de outubro parece estar definido - falta ainda a decisão de Ciro Gomes -, direita e esquerda começam a mostrar suas estratégias.

A esquerda, representada por Dilma Rousseff, tem a clara proposta da continuidade do projeto iniciado por Lula, que é promover o crescimento econômico com distribuição de renda. Marina Silva, ex-PT, escolheu o caminho oposto, e não deverá ir muito longe.

A direita encontra-se numa situação bastante delicada. Até bem pouco tempo, seu candidato não assumia a condição de postulante ao cargo de Presidente da República. Uma das maiores lideranças tucanas, o nefasto ex-presidente FHC, não pode abrir a boca que traz constrangimentos ao Coroné Zé Serra; qualquer candidato tucano foge do nefasto para não perder eleitores, e nenhum candidato terá coragem de dizer que FHC fez bem ao privatizar tudo e não repartir nada.

Antigos aliados dos tucanos, os ex-ARENA, ex-PFL e atual DEM, fazem o que mais sabem fazer: falar grosso. Apoiados no PSDB por não terem nomes competitivos para o executivo federal, seus porta-vozes usam velhos argumentos para sustentar a aliança que lutam para manter: o sucesso de Lula do PT só aconteceu por causa das politicas econômicas implantadas por seu antecessor, e a calmaria internacional foi favorável ao bom desempenho da economia brasileira.

César Maia, um dos mais importantes caciques do DEM, legítimo representante da direita brasileira, pode ter vários defeitos, mas não se pode negar que é um homem que diz o que pensa e sabe usar suas declarações com perfeição, amparado pela midia tupiniquim. Em entrevista à BBC BRASIL, ontem, fez declarações importantes. Clique aqui para ler a integra.

Declarou que Lula "confundiu" a oposição "rolando" programas sociais de FHC; que a oposição ficou em dúvida entre resgatar a paternidade destes programas ou "apontar para o futuro". Ainda, previu que Zé Serra deverá ser eleito no primeiro turno, e que, caso ocorra um segundo turno, as dificuldades para seu candidato aumentariam substancialmente. E mais: disse que Dilma não tem cacoete de candidata por nunca ter concorrido nem a vereadora.

Isso dá a clara impressão de qual deverá ser o discurso da direita durante a campanha eleitoral. Por um lado, continuarão insistindo que a politica econômica de Lula é mera cópia de FHC; que os programas sociais - Bolsa Familia - são os mesmos de FHC; que a calmaria internacional, exceto o período 2008/2009, favoreceram Lula e sua equipe econômica; devem bater na inexperiência eleitoral de Dilma Rousseff para alavancar o Coroné Serra.

Quanta falta de imaginação!
Esse discurso é tão antigo que desde 2005 tentam fazer colar a imagem de que Lula é incapaz e porisso teria dado sequência às politicas de FHC. Não funcionou! Nem funcionará!

O que fica nitido, para este blogueiro, é a falta de propostas da direita, além da falta de um nome que tenha carisma o suficiente para se contrapor a Lula.

A direita se perdeu. A oposição no Brasil não sabe o que tem que fazer para voltar ao poder.
Dizer que Serra ganha no primeiro turno é um delirio.
Acreditar que Lula não trasfere votos a sua ministra-braço-direito Dilma Rousseff, é outro erro.
Achar que só a parte comprometida da imprensa brasileira pode derrubar a candidata do PT é estupidez.

***

Nenhum comentário: