4 de abr. de 2010

VOX POPULI X DATAFOLHA

***
Não é o caso de comentar o resultado das pesquisas eleitorais da semana passada.
Dois institutos mostraram resultados bastante diferentes. Tendenciosos?

Provavelmente, sim.

Vox Populi aponta empate técnico entre Dilma e Serra.
Datafolha mostra ampliação da vantagem de Serra sobre Dilma.

O que este blogueiro fica pensando - sim, blogueiro pensa! - é a razão da publicação de resultados tão opostos. Tendência da opinião pública, certamente, não é.

Seria inteligente os institutos usarem mais a verdade ao invés do interesse. É claro que um dos dois mente, e a mentira será revelada quando o resultado da eleição for oficial.

Ah, dirão os trapaceiros, pesquisa é um retrato de momento, e eleição é outra coisa.
Enganação!

Gostaria saber qual a razão para o crescimento do Coroné Serra na pesquisa Datafolha, já que nenhum fato novo aconteceu; as chuvas cessaram em São Paulo, é verdade, mas seria essa a única razão para a subida do Coroné?

Quanto ao crescimento de Dilma, há alguma possibilidade de seu desempenho ser real. Até pouco tempo, Dilma Rousseff era conhecida por pouco mais de 45% do eleitorado e, portanto, diante da maior exposição dela na midia, e do apoio do Presidente Lula ser cada vez mais explícito, é possivel que a intenção de voto em Dilma tenha crescido.

Um fato é muito claro: a midia está comprometida. Não com a verdade. Com seus interesses privados. Alguns donos de jornais e emissoras de rádio e TV gostam de falar em controle da liberdade de imprensa. Globos, Folhas, Vejas e similares gritam em favor de publicar e repetir o que bem entende.

Mas usam seus veículos para difundir mentiras que interessam a eles próprios, em detrimento da liberdade de imprensa.

O SANDALIAS DO PIRATA acredita que os órgãos da midia corporativa está à beira do fim. Em pouco tempo, muito pouco, estarão com a credibilidade na altura do esgoto.

***

Nenhum comentário: