22 de mai. de 2010

ASCENSÃO E QUEDA – O HARAQUIRI.

***

Instituto Datafolha divulgou hoje pesquisa eleitoral colocando Dilma Rousseff empatada com o Coroné Zé Serra, em 37%.

A mesma pesquisa aponta para diminuição do indice de rejeição de Dilma – 24 para 20% - e crescimento da rejeição Serra – 24 para 27%.

Na projeção de segundo turno, Dilma aparece tecnicamente empatada com seu oponente, mas acima dele pela primeira vez – 46 a 45.

***

Milagre?

***

A cara de pau do instituto DATAFOLHA parece ter chegado ao limite.

Não se sustentou, do alto de sua arrogância.

Em pouco de mais de um mês, manipulou 12 pontos percentuais em sua pesquisa; tirou 5 do Coroné e "deu" 7 a Dilma.

A desculpa foi a hiper exposição da candidata de Lula na TV, nas inserções da semana que termina e no programa do PT. Como se apesas isso fosse suficiente.

A incongruência dos resultados comparados é tamanha, e tão clara, que na pesquisa de abril, quando o Coroné ainda tinha larga vantagem na sondagem estimuluda, na espontânea Dilma já estava na frente. E continua, na de maio.

Outro dia, recebi email da ombudsman da Folha, Suzana Singer, que argumentava não ser a falta de credibilidade do jornal que levava à queda na tiragem. Ora, o Datafolha, braço estatístico do jornal(eco) tucano, está cometendo um erro grave ao tentar mascarar a mentira que tentou plantar.

Recolocar ordem na estatística eleitoral, desta forma, sem qualquer pudor ou vergonha, levará o instituto – e seu jornal, e seus donos – à perda total do crédito perante o leitor/eleitor.

É o que Suzana Singer chamou de HARAQUIRI.

A espada, que já estava na garganta da imprensa mais comprometida do planeta, está sendo empurrada pelos próprios manipuladores da opinião pública. Começam a sangrar com a tentativa de reparar a verdade.

Pode ser tarde.

***

Nenhum comentário: