18 de mai. de 2010

DE VOLTA!

***
Após um (nem tão) breve período afastado do blog, por motivos profissionais - sim, este blogueiro trabalha para ganhar a vida! - estou de volta.

Vou abordar alguns assuntos que me chamaram a atenção nesta semana que passou, rapidamente, para não parecer comentarista de casos passados.

***
Começo respondendo ao comentário de um leitor amigo - mais amigo que leitor - que deixou a seguinte mensagem:
"... gozado e temeroso ver que o governo, pelo menos seu lider na bancada, quer adiar o projeto ficha limpa. Logo esse tão sofrido partido? Tão defensor da moral e dos bons costumes!!! "

Antes de mais nada agradeço a oportunidade de tocar no assunto ficha limpa.
O que se está querendo fazer já foi feito em passado recente. Disseminou-se a idéia que uma acusação, mesmo informal, originária de um veículo de comunicação, por exemplo, vale como peça jurídica.
Este país tem leis! Podemos, muitas vezes, não concordar com elas, mas elas existem e devem ser respeitadas enquanto não as mudarmos.

Ficha limpa equivale a não ter nenhum envolvimento com o crime. Crime de qualquer natureza.
Como está, o projeto pretende proibir que candidatos acusados de crimes de corrupção, entre outros, tenham validada sua inscrição como candidatos, à despeito de condenação.

O que não parece correto é impedir um cidadão brasileiro, maior de idade, de se candidatar acusado por ter o nome "sujo" em um processo ainda não concluido. A Constituição Federal de 1988 nos dá o direito de defesa até a última instância de poder quando, então, se é condenado ou inocentado. Só aí é que poderia se impedir um sujeito de lançar sua candidatura. Nunca antes. Sob pena de ferir a Constituição.

Aprovar o projeto como está não produz nenhum benefício ao eleitor. Pelo contrário, qualquer candidato impugnado pela lei da ficha limpa, se ainda não condenado em última instância, poderá recorrer e terá o direito de concorrer ao cargo.

Esta é a razão do posicionamento das lideranças do PT diante da urgência que a oposição quer criar para votar a ficha limpa. Jogo de cena. Jogo para a platéia!

Quanto ao PT ser o defensor da moral e bons costumes, não sei de onde o querido amigo tirou isso. Talvez ainda não saiba, mas politica, no Brasil, é coisa de gente grande! Moral e bons costumes é coisa da TFP e de meia dúzia de Cardeais do Vaticano.

***
Através da interferêcia direta do Brasil, pelas mãos do Presidente Luis Inácio, foi costurado o acôrdo nuclear com o Irã, país tão temido pelo mundo ocidental, acusado de querer produzir bombas atômicas.

Jornais do mundo todo noticiaram o fato. Alguns, céticos, foram moderados quanto aos resultados. Os periódicos americanos colocaram dúvidas quanto ao efetivo cumprimento dos itens acordados entre Irã, Turquia e Brasil. Acham que a Turquia, por ter maioria muçulmanda e ter "um pé" no Oriente Médio, poderá favorecer o Irã e enviar urânio enriquecido para a produção das bombas.

Jornais da Europa acenam com a possibilidade de não serem adotadas sanções contra o Irã, diante da assinatura do tratado. Israel, como não poderia deixar de ser, zombou do acôrdo e jura por Moisés que isso não vai funcionar.

Interessante como o jornal(eco) Folha de São Paulo se posicionou. Sua manchete de hoje diz "acôrdo nuclear com o Irã não convence potências". Engraçado. Quais potências? No próprio site do jornal(eco) há uma chamada que diz "China rompe ceticismo internacional e se diz favorável ao acôrdo com o Irã". Até onde sabemos, a China é super potência e tem direito a veto no Conselho de Segurança da ONU, em caso de paises ocidentais preferirem adotar sanções.

Mais uma vez a FSP se coloca numa posição mentirosa em relação à verdade. O Estadão, por exemplo, colocou na manchete de primeira página que o acôrdo não foi bom para os EUA. Vai ver a FSP acha que os EUA e Israel são as únicas potências mundiais. Depois reclamam da queda nas vendas ...

***
O candidato-Coroné Zé Serra esteve no Ceará para fazer campanha. Recepcionado pelo Coroné local, Tasso Jereissati, perambulou pelo Cariri e até rezou ao pé da estátua do Padrinho Padre Cícero.

Seu objetivo é abocanhar os votos cearenses que iriam para Ciro Gomes. Não são poucos, porisso os Coronés beijaram criancinhas, abraçaram aposentados e donas de casa, distribuiram beijos e sorrisos.
Uma meiguice.

Para relembrar as eleições passadas, no Ceará, quando Ciro participou em campanha própria, apoiado pelo Coroné Tasso Jereissati:

No primeiro turno da eleição de 2002, os votos foram:
44% CIRO GOMES
39% LULA
8% SERRA

No segundo turno do mesmo 2002:
71% LULA
28% SERRA

Uma piada para o Coroné!
É preciso lembrar, ainda, que hoje, véspera da eleição de 2010, Lula tem no Ceará algo em torno de 80% de aprovação. Basta transferir metade disso para Dilma Rousseff.

***
Entre sexta-feira e ontem, foram divulgadas duas pesquisas eleitorais. Pelos Institutos Vox Populi e Sensus.
Ambas colocam Dilma Rousseff à frente do Coroné Zé Serra. No primeiro e no eventual segundo turno.

O Datafolha promete sair à campo entre quinta e sexta para divulgar, no sábado, sua pesquisa.
Ibope não se manifestou.
É bom lembrar que o STE acatou denúncia contra os quatro institutos de pesquisas para averiguar quem mente. Dois deles, com certeza, manipulam números.
A Policia Federal foi acionada e deverá avaliar os critérios que levam a resultados tão diferentes.

Este blogueiro aposta que o resultado do Datafolha colocará Serra à frente de Dilma com, pelo menos, uns 8 pontos. Para não perder totalmente a credibilidade.

***

3 comentários:

Anônimo disse...

Caro Pirata,
Lamentável a posição quanto ao ficha limpa, mas interessante saber que você considera o PT amoral ...os costumes, esses têm aparecido com bastante frequência na mídia, que aliás funcionava muito bem para os de esquerda (ainda existe isso?)quando o governo não era do PT.
Lamentável, mas pertinente no que se refere aos adjetivos.
Vamos cuidar de ganhar a vida !
Abraço e vote verde
Rap

JÚLIO PEGNA disse...

Meu amigo Rap;
Lamentável é ser condenado pela imprensa sem direito a defesa ... vc é novo, mas no meu tempo a "direita" mandava prender e arrebentar ... julgava, condenava e executava!

Quanto à moralidade do PT, sem comentários! Vejo que te deixaste influenciar pela midia comprometida até o pescoço com o conservadorismo. Mas tenho fé que vc, inteligente, vai acordar para perceber o quanto o PT está sendo importante para o Brasil e os brasileiros.

Vote vermelho! De preferência, com estrelinha!

Abraços!

Unknown disse...

Seu sandália. Visitei seu blog e sentir falta dos post. O Sr. já deu uma lida nas perguntas do questionário do Datafolha relacionadas a ditadura. É bom ficar de olho! Com essa folha não se brinca - temo quererem induzir o eleitor a condenar os que lutaram contra a ditadura e por consequencia Dilma e isso se refletir nos nºs.