4 de jul. de 2010

DE ANALISTAS A CRIMINOSOS.

***

A cobertura dos jogos do Brasil na Copa do Mundo retratam a maneira como são feitas as "análises" no país do futebol.

Mais que isso, expõem a verdadeira face dos interesses de certos grupos econômico-midiáticos que sempre dominaram a "verdade". No futebol, na politica, no cotidiano de seus leitores/audiência.

Um fato relevante está evidente em todas as manchetes dos grandes veiculos de comunicação: a responsabilização da perda do "hexa" a um único jogador, aquele que foi escolhido pelo treinador sem o respaldo da midia "especializada". Felipe Melo.

Acusam-no ter feito o gol-contra no jogo contra a Holanda. A FIFA, ao rever as imagens, creditou o gol ao atacante holandês Sneijder, mas a Globo e outros, preferem culpar Melo.

As consequências já começaram. Ao desembarcar no Rio, precisou ser escoltado por seguranças; foi xingado e, se pudessem, teriam-no agredido.

Minha pergunta é: foi só Felipe Melo o responsável pela derrota?

Parece óbvio que não. Mesmo não sendo analista de futebol, me parece que um esporte onde 11 atletas atuam ao mesmo tempo, no mesmo time, não podem ser prejudicados por apenas um. Mas Melo foi julgado e acusado, agora corre o risco de ser executado.

Assim é a imprensa brasileira. Certos elementos, que se consideram "analistas" e detém um microfone, usam de seus instintos mais primários para "analisar". Não levam em conta os resultados, as condições, nem que do outro lado havia uma equipe. Apenas acusam, de preferência, depois do jogo, quando o resultado não foi favorável. Teria a seleção brasileira vencido a Copa, o discurso, certamente, seria outro. Foi eliminada pela Holanda que, como disse o craque Tostão, tem um time tão forte quanto o Brasil, e o resultado foi justo.

Prefiro a "análise" de Tostão à dos retardados jornalistas da Globo. Ele entrou em campo, ganhou e perdeu, e é uma pessoa equilibrada e sem segundas intenções.

Esta é a forma de agir da midia corporativa e dos complexados jornalistas brasileiros comandados por meia dúzia de familias. Seus interesses em primeiro lugar, nem que suas acusações possam colocar em risco a integridade de um jogador de futebol. Afinal Felipe Melo é um homem que, ao que tudo indica, como profissional, entrou em campo com o mesmo objetivo que os demais: vencer a partida.

O episódio do desentendimento de Dunga com a Globo foi o inicio das retaliações e, com elas, ficou escancarada a falta de caráter da emissora dos Marinho. Torceram contra o Brasil visando a derrubada de Dunga. E agora?

Agora as forças retrógradas, pelas mãos de seus jornalistas canalhas, farão tudo para manter o poder politico que perderam; a influência na República que tinham desde Cabral. Às vesperas da eleição presidencial, que aponta para vitória arrasadora do Partido dos Trabalhadores, serão capazes de manipular a verdade, como sempre fizeram, como acabaram de fazer com Felipe Melo e Dunga.

Cabe a nós, povão, mostrar o quanto temos maturidade para formar nossa opinião de forma independente, sem acreditar na "verdade" que pertence aos "analistas" criminosos .

***

Nenhum comentário: