30 de jul. de 2010

IBOPE: MARKETING DO EQUILIBRISTA.


***
Novo levantamento realizado pelo Ibope para as eleições presidenciais mostram uma virada de jogo. Desta vez, Dilma aparece 5 pontos à frente de Serra. 39 a 34.

Instituto da Rede Globo, o Ibope parece estar querendo se manter em pé sobre numa corda de equilibrista. Suas pesquisas anteriores sempre combinaram resultados com o Datafolha, outro legitimo representante da direita colonialista brasileira; ambos confrontavam números distintos com Sensus e Vox Populi, que colocam a candidata do PT à frente nas últimas sondagens.

O Ibope tem diante de si um caminho muito perigoso a percorrer. Recolocar a verdade em suas pesquisas é o único caminho que resta para recuperar o equilibrio. O risco de queda é grande, porisso deverá tomar muito cidado com cada passo que der daqui em diante.

Ao tentar se ajustar à realidade, Ibope assume uma postura de marketing que pode lhe trazer problemas. Seus clientes privados, empresas que se utilizam da ferramenta de pesquisa para lançar produtos no mercado, poderão desconfiar da seriedade da empresa.

Numa situação hipotética, se um cliente pretende colocar no mercado um novo produto e encomenda uma pesquisa Ibope, correrá o sério risco de basear seu planejamento estratégico em números pouco confiáveis, e obter resultados imprevisíveis.

Se, de um lado, pesquisas de intenção podem servir de balisa para determinadas ações, seja no campo politico, seja no mundo dos negócios, por outro, a divulgação de números mentirosos pode levar a grandes erros de planejamento. Este blog, há tempos, não acredita nas divulgações das estatisticas publicadas pelo Ibope ou Datafolha, principalmente no campo da politica, onde a manipulação está cada vez mais evidente e à favor da direita conservadora brasileira.

Quem não lembra que o proprietário do Ibope, Carlos Montenegro, declarou, ainda no inicio deste ano, que Dilma Rousseff não seria eleita Presidenta da República? É assim que estes "empresários" atuam, criando e espalhando histórias inventadas ou sacadas de suas bolas de cristal!

Para ir um poco mais longe, em breve teremos o inicio da propaganda gratuita no rádio e TV e o maior cabo eleitoral da candidata Dilma aparecerá para dizer que a apóia. Se hoje, segundo o Ibope, o PT mantém 5 pontos de vantagem, essa distância deverá aumentar sensivelmente, pois é sabido que grande quantidade de eleitores ainda não sabe qual a preferência de Lula.

Assim se está construindo a democracia no Brasil. Enquanto uns, os de sempre!, insistem em manipular e mentir para a opinião pública, um novo meio de comunicação em massa está oferecendo a oportunidade de cada um escolher sua fonte de informação, a internet.

***

Nenhum comentário: