1 de jul. de 2010

O CAOS TUCANO.

***


Ontem este blog fez uma piada com a indicação de Indio da Costa para a vaga de vice na chapa da oposição. Mas a situaçao é mais grave do que parece.

A chapa PSDB-DEM-PPS-PTB mostrou-se truculenta e autoritária no episódio da indicação de Indio. Membros de todos os partidos sairam atirando contra eles mesmos, uns falando mal dos outros.

Roberto Jefferson (PTB) disse que o DEM é uma merda; Ronaldo Caiado (DEM) disparou: O poder de Serra de desorganizar as coisas é fora do comum; a vereadora Andréa Gouveia Vieira (PSDB-RJ) acusou: escolheram um ficha-suja para vice de Serra.

Tudo isso diante daquele que disse ter se preparado a vida toda para ser Presidente da República do Brasil. Se ele pensa que a preparação pode ser feita com uma turma como essa, melhor teria sido preparar-se para ser sindico do prédio onde mora!

O que espanta, na postura dos membros da coligação da direita, é a falta de planejamento politico. Nenhum deles pensa antes de agir. Cada um se sente independente – e suficientemente capaz – para tomar atitudes que visam, apenas, sua sobrevivência politica. Entretanto, a vida pública de um eleito só existe por causa da agremiação, ou partido politico, que ele representa. Um homem público não é nada sem apoios.

A isso chamei de amadorismo no post anterior. Ao total desrespeito com seu eleitor, aquele que acreditou que Serra havia preparado sua vida para chegar ao cargo mais elevado da República.

O que se compreende dos gestos da oposição é nitidamente esclarecedor. Atropelam a opinião pública com uma composição heterogênea de homens e partidos, com única finalidade de retomar o poder. De certo, esperam que as forças conservadoras, que sempre os apoiaram, continuem derramando contribuições generosas para suas campanhas; acreditam que só com o dinheiro são capazes de convencer o eleitor.

É um erro infantil. Nem a midia corporativa consegue maquiar suas trapalhadas. A viuva de Roberto Marinho, por exemplo, prepara uma recepção à candidata Dilma Rousseff em sua residência, num claro sinal de que parte da elite econômica brasileira começa a abandonar a barca furada tucana. Alguns jornalões comprometidos até o pescoço com a direita, também, apontam os erros que Serra e sua trupe andam cometendo; apesar de tantas demosntrações de desagrado, a oposição afunda cada vez mais e não parece inteligente o bastante para mudar de postura.

Seria pedir demais à oposição para que apresente uma proposta concreta para o futuro do Brasil e dos brasileiros, agora que conhecemos o que a esquerda fez? Fatalmente, ao compararmos as ações do governo Lula do PT com todos os ex-Presidentes, teremos a clara noção daquilo que eles deixaram de fazer. Porisso eles precisam mudar. Para o bem do Brasil.

Já disse neste blog que, para a democracia, uma oposição deste nivel é perigosa. Tivessemos debates de ideias e de programas, caminhariamos para o amadurecimento politico tão necerssário para nossa jovem Nação.

***

Um comentário:

Anônimo disse...

Deu no tijolaco.com, José Serra é Torpe!

http://www.tijolaco.com/?p=19860

João Rossi