16 de ago. de 2010

AGOSTO NEGRO.


***
O mês de Agosto está sendo negro para o candidato da oposição a Presidência da República.

Os partidos que enfrentam o PT estavam certos que chegariam nesta fase da campanha à frente de Dilma Rousseff ou, pelo menos, empatados.

Todos os institutos de pesquisa colocam Dilma na liderança isolada. Até o Datafolha, velho manipulador de números, dá 8 pontos de vantagem ao PT.

Pior. O desempenho de Serra nas regiões Sul e Sudeste, considerado seu reduto eleitoral, está se esfacelando.

Bom exemplo disso é o município de São Paulo, tradicional curral da velha direita Udenista, onde Serra já foi prefeito e, hoje, Gilberto Kassab, sua sombra, do DEM, é o atual. No Datafolha, os números apontam para o empate técnico. Serra com 40% e Dilma, com 37%.

Há um mês atrás, o comando de campanha de Serra percebeu alterações no quadro, até então liderado com folga em algumas das mais populosas capitais brasileiras. Nada conseguiram fazer. A candidata Dilma se postou de forma impecável no debate da Band e na entrevista do Jornal Nacional da Globo, apesar do franco favorecimento que Serra foi brindado.

No quadro abaixo, nota-se a tendência de crescimento consistente de Dilma Rousseff em algumas capitais populosas, enquanto Serra despenca. O gráfico "em todo o país" dá clara noção do que está ocorrendo, quando em julho o placar era 37 a 36 à favor de Serra, e hoje, Agosto, inverteu-se. 41 a 33 para Dilma.
Ainda nem começou a propaganda no Rádio e TV, quando o Presidente Lula deverá dizer, com todas as letras, que Dilma é sua preferida. Sabe-se que uma enorme massa de eleitores, aqueles que não se interessam por politica, ainda nem desconfiam de quem é o voto de Lula; 26% dos eleitores ainda afirmam votar no candidato indicado por ele sem qualquer dúvida.

Em 03 de Outubro serão as eleições presidenciais. O tempo parece correr muito depressa para a direita brasileira. O prazo está se acabando com uma velocidade grande e não deixa margem de manobra para que possam tentar reverter o quadro. A ponto de, a assessoria de Serra, esperar que o desempenho da candidata Marina Silva possa tirar votos de Dilma e, assim, levar o pleito para o segundo turno.

Este blog, se tivesse que apostar no vencedor, jogaria todas as fichas em Dilma Rousseff no primeiro turno. Está parecendo barbada!
***

Nenhum comentário: