19 de ago. de 2010

” BLOGS SUJOS”


***
José Serra, o rufião melancólico, candidato da direita brasileira, saiu-se com uma pérola de campanha eleitoral. Não bastasse exibir favelas fakes na TV, e usar vozes parecidas a de gente famosa, que logo o desmentiu, agora resolveu ser mais agressivo.

Em discurso durante o 8º Congresso Brasileiro de Jornais, acusou o Governo Federal de financiar "blogs sujos" que dariam "norte do patrulhamento" a jornalistas.

Esta acusação é grave. Tão grave, que não teve coragem de apontar quem seriam tais blogues. Apontou o dedo para o vazio sem dizer quem são os "patrulhadores".

E mais. Acusa o governo Lula de usar recursos públicos para esta finalidade. Disse: "(...) boa parte desta estratégia não deixa de ser alimentada por recursos públicos, como por exemplo da TV Brasil, que não foi feita para ter audiência (...)", segundo informação da Folha.com/eleições.

Quando o Supremo Tribunal Federal julgou a Lei de Imprensa como inconstitucional, e extinguiu a necessidade do uso do diploma de jornalista, abriu-se a possibilidade para qualquer cidadão ou cidadã, de posse de um computador e um sinal de internet, começar a produzir conteúdo e informação. A web é um canal privado que não depende de concessão pública, portanto, pode e deve ser usada para fins privados.

É isso que faz este e tantos outros blogues; ao usarmos nosso tempo disponivel para escrever o que pensamos, estamos contribuindo para a democracia. Seja qual for a tendência politica, a liberdade de expressão está garantida para qualquer um.

Mas não é isso que quer a direita. O candidato Serra fala em censura e liberdade de imprensa, mas esquece que o cidadão também tem seu direito assegurado a difundir conteúdo. Serra – e seus amigos – querem manter o monopólio das comunicações para uso em benefício próprio, como tem acontecido até agora, gerando noticias que o beneficiam enquanto politico.

Qual a razão de uma revista semanal, por exemplo, a Veja, receber recursos públicos e atacar, agredir, ofender o governo? Onde estava o rufião melancólico que não apontou seu dedo para os Civita quando publicaram capa de revista com uma montagem de um pontapé no traseiro do Presidente Lula?

José Serra está ficando cada dia mais patético diante da queda anunciada de sua candidatura.

Melhor faria se recolhesse sua lingua para dentro da boca, ou usasse o cérebro para produzir idéias ou planos de governo. Agredir, sem qualquer prova ou evidência, que blogues estariam recebendo dinheiro do governo para falar mal dele é um delírio. Do tamanho de sua derrota moral e eleitoral!

***
Esta semana (22 e 23/08) acontecerá o 1º Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas, em São Paulo, onde deverão ser discutidos temas como estes. Liberdade de imprensa e opinião é prerrogativa de todos os cidadãos, e não apenas daqueles que se consideram os donos da verdade.

***
Este blog já foi chamado de "Portal do Inferno" por um dito jornalista da Folha. Fiquei lisonjeado, pela ofensa ter partido de quem partiu.

Chamar o SANDÁLIAS DO PIRATA de blog sujo será outra ofensa deliciosa, pelo nivel intelectual dos companheiros que escrevem em outros "blogs sujos"como este.

***

2 comentários:

Jbmartins-Contra o Golpe disse...

Temos que tornar muitas mentiras do Ze Zerra Mentiroso publico, a favela é cenário, a Elba Ramalho não é a Elba, o Fat, Seguro desemprego, Generico, etc… não é dele, agora descobriu-se que os internautas da UOL é deles, isto esta virando caso de Policia. olhem aqui http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com/2010/08/enquanto-folhauol-se-justifica-mais.html

VERA disse...

Já sei por que o Zé-sem-rumo chamou os blogueiros independentes de "sujos"! Ele deve estar se borrando nas calças de medo da Conferência de vcs que começará hoje. Os demos-tunganos não suportam a organização da sociedade, porque sabem que a sociedade organizada fica mais esperta quanto à verdade dos fatos e, como sempre governaram para as elites, promovendo a miséria da população, vocês, blogueiros "sujos", os estão desnudando!