1 de out. de 2010

Perder perdendo!





***
Diante da postura do candidato tucano no debate da Globo, ontem, tudo leva a crer que a direita vai perder perdendo, como disse a candidata Marina Silva, à saída da emissora.

 Talvez esta seja a eleição menos disputada da história do Brasil pós-ditadura. Nem FHC, o nefasto, eleito nas costas do plano Real teve tão pouca resistência da oposição, à época.

 A imagem do tucano Serra, ontem, na TV, era de resignação. Foi criticado até mesmo por seus correligionários. Aécinho Neves foi um dos que se pronunciou contra a pouca agressividade de seu candidato. Em nenhum momento do encontro inquiriu a opositora Dilma. Limitou-se a debater com Plinio e Marina, dois oponentes muito distantes dele nas pesquisas de opinião.

 É compreensivel.

 Uma rápida análise de sua estratégia de campanha mostra que seu marketing nunca funcionou.

No inicio, tentou passar a imagem de homem competente, que pode fazer mais pelo Brasil. Ameaçou ataques ao PT e depois recuou. Usou a imagem de Lula em seu programa; insinuou ser de origem humilde, colocou no ar uma favela fake afim de parecer amigo dos pobres. Em certo momento atacou agressivamente Dilma Rousseff, amparado em manchetes de jornal e da revista Veja. Anunciou promessas mirabolantes para tentar atrair os indecisos.

 Nada funcionou. Ontem, era outra pessoa, usava outro tom e seu gestual era de perdedor.


***

A razão da ineficiência de Serra é simples: chama-se Luis Inácio Lula da Silva!

 Fosse qualquer candidato em seu lugar, de qualquer partido, o resultado seria o mesmo. Não foi Serra que perdeu perdendo, foi a direita de um modo geral que se desmanchou. A velha politica de concentração de renda entre os mais ricos foi ultrapassada pelos oito anos de governo do Partido dos Trabalhadores. Um rolo compressor de desenvolvimento com distribuição de renda e emprego erradicou a velha politica conservadora e imbecil.


***
Este blog já disse outras vezes, mas vale repetir.

No começo do ano, Lula ensaiava lançar um plebiscito durante a campanha. Nunca escondeu sua estratégia de comparar seu governo e o PT com o PSDB de Fernando Henrique, o nefasto.

 Não foi preciso. O simples fato de estar presente ao lado da candidata Dilma foi suficiente para amealhar quantidade de votos suficientes para levá-la ao Planalto.

 É possivel que nem Lula e seus marketeiros soubessem qual o real tamanho de sua popularidade antes do inicio da propaganda na TV. É certo que eles desconfiavam ter o poder de transferir votos para sua candidata, mas duvido que tivessem a noção exata do tamanho da onda vermelha que se formou no país.

 Alguns analistas, metidos a sabe-tudo, disseram que não existe transferência de votos ... bobões da estirpe de jabores e mainardis achavam que sabiam das coisas. Uns manés!


***
Escrevo a dois dias da eleição como se Dilma já estivesse eleita. E está.

 Nem que haja segundo turno, pela postura do candidato Serra ontem, no debate, é visivel sua aparência de perdedor.

 Serra não perdeu para Dilma ou para Lula. Serra perdeu-se nos oito últimos anos ao escolher o caminho errado do conservadorismo. Ao acreditar que o apoio da midia corporativa brasileira, das Globos, Estadões; das Folhas e Vejas, era suficiente para manchar as realizações que o governo petista alcançou. Não foi.

 Denúncias de escândalos, de mensalões, aloprados e sigilos quebrados, não foram capazes de frear o desejo da população, sobretudo os mais pobres, de ascender socialmente. Serra e a direita não tiveram sensibilidade para compreender o que significa a um homem, a uma mulher, a um jovem, um emprego com carteira assinada, com direitos, com cidadania.

 Serra é o simbolo da falência de um modelo que ajudamos a extirpar do Brasil. Daqui para a frente, seja quem for o mandatário desta República Federativa, não haverá mais crescimento econômico sem distribuição de renda e emprego. O povo, ao ter acesso ao direito mais básico de um ser humano, experimentou o sabor da DIGNIDADE e, certamente, não abrirá mão dele jamais.

 Aliás, dignidade é o que a direita nunca entendeu exatamente o que é.


***

7 comentários:

Anônimo disse...

Bacana foi ver o Lula ser o primeiro a ligar para a Marina pedindo benção. Pois é........ e segue a onda verde!
Conseguimos nós, quase 20% de eleitores conscientes, dar um pouco mais de esperança ao futuro do Brasil.
Se no segundo turno ganharem Dilma, Roriz ou outros candidatos no mesmo estilo, pouco importa.
Legal foi ver o crescimento de uma massa consciente que hoje comemora uma grande vitória.
Salve Marina, suas novas propostas e a nova maneira de fazer política!
Abraço e boa sorte em novembro
Rap

JÚLIO PEGNA disse...

Engana-se, caro amigo, ao desejar sorte em novembro.
Nós, os brasileiros, já escolhemos quem irá governar o Brasil: o PT!

Se Marina Silva julga-se vencedora, é aceitável que use o patrimônio de votos para negociá-los. Provavelmente com Serra. Penna, o presidente do PV, já disse isso ontem.

Mas, Rap, a #ondavermelha nem começou ... talvez ainda não saibas, mas as vitórias do PT sempre foram aquele que usamos a faca entre os dentes ... com gosto de sangue na boca.

Assim será!
Boa sorte, brasileiro, que marchará para a frente no projeto do Presidente Lula do PT!

PS - Massa consciente? Propostas? estás brincando?

Anônimo disse...

Pelo que conheço do PV, nao é do mal e tenho e certesa que nao apoiará ninguém, justamente porque quado a Marina era do PT, foi peguntar, e a reforma tributaria?e a reforma educacional?e ela ouviu um sonoro...quem sabe faz a hora,...entao ...eu pessoalmente prefiro a Dilma, mas a neutralidade da Marina será prejudicial para a democracia, nao concordo com ela ,ela devia apoiar a Dilma e nas proximas eleições detona-la, mas nos do PV ao contraroi de voces do PT, quando nao concordamos com alguma coisa que um lider faz, nos posicionamos , criticamos e continuamos ao lado, porque somos todos humanos, mas os petistas, sao superiores,nao erram nai sao humanos abraçam sarneis e collors, e dizem, sao acordos politicos , jamais criticam o Lula, eu gosto do Lula ,mas ele é gente , erra e eu o critico...
Petista mora nos jardins....e dizem somos todos iguais...
Se liga Brasil...

Haker

Anônimo disse...

É isso aí. você está coberto de razão! Viva a Dilma, êêêêêê, obaaaaaaaaaaaaaa. ciranda, cirandinha, vamos todos cirandar.....

JÚLIO PEGNA disse...

Haker - Ninguem disse que o PV é do mal. Mas, ainda no sábado, véspera, o presidente do partido declarou apoio a Serra. Marina tb o apoiará, sob risco de perder sua identidade oposicionista.

Não moro nos Jardins, aliás, nem em SP eu moro, e não acho que somos todos iguais. Nem o PT acha. O que queremos são oportunidades para todos, e não apenas para os ricos e para as plantinhas!

Qt a criticar Lula, a midia corrupta se encarrega disso. Nós tb criticamos, é só ler postagens anteriores. Todos erram, vc tem razão! Inclusive o PV!

Abs e obrigado pela critica!

Anônimo disse...

Erramo e erramos muito...a Marina apoiar Serra é o fim ....Mas esmo assim vamos continuar no partido para transformar, imagina se nos retirarmos, aí que a vaca vai pro brejo como se diz no interior...
Voce disse que é conterraneo nosso e nao é de SP, entendí mal?

Abs...
Haker

JÚLIO PEGNA disse...

Haker - Ontem, no discurso de Marina, ela já deveria ter acenado para Dilma. Esse foi um erro que ela terá que pagar lá na frente. Pode apostar.

Mas quem decide em quem votar não é Marina nem Penna: é o eleitor! E é com isso que contamos para o Brasil não cair nas mãos da direita nefasta outra vez. E os verdes serão sempre bem vindos nos governos de esquerda.

Nasci em SP e morei ai até os 41 anos de idade, até vir morar em Salvador/BA, melhor lugar para se viver. Vc nem imagina a quantidade de paulistas que morar na minha vizinhança, em Itapuã ...

abs!