21 de jul. de 2011

QUEM É CORRUPTO NO BRASIL?

***
Ultimamente, tenho lido nos grandes portais - a verdadeira oposição - uma tentativa de incitação da população para um movimento anticorrupção. Uma reedição do " Cansei!", outrora articulado pela midia reacionária com apoio da classe média paulistana atrasada que pretendia derrubar o Presidente Lula.

O alvo, agora, é Dilma Rousseff.

Colunistas mostram-se indignados com a falta de reação do povo - sempre o povo! - em relação aos "escândalos" que, dia sim, dia não, esta mesma midia trata de difundir. Como se fosse um fenômeno recente e exclusivo do Partido dos Trabalhadores. Como se a própria midia corporativa - e seus articulistas, seus patrões e, até mesmo, seus leitores - fossem as pessoas mais éticas do planeta.

Calma. Não acuso a população de ser corrupta. Mas, que existe uma tendência a " levar vantagem em tudo", em todas as classes sociais, isso é inegável. Ou, se preferirem, a corrupção está tão culturalmente enraizada no subconsciente coletivo, que qualquer pessoa, diante da possibilidade de ganhar "algum" desonestamente, faz o que for preciso.

Semana passada, tomei um taxi em Recife para um trajeto de 30 minutos entre a Boa Viagem e o bairro dos Aflitos, próximo ao Náutico. O motorista, um jovem chamado Diego, falante e muito bem humorado, me disse, assim que entrei, que seu sonho era ser cantor. E cantou durante quase todo o percurso, criando um clima divertido - apesar de não ser nada afinado.

Ao final da corrida, disse que ser cantor conhecido só é possível para quem tem muito dinheiro para a divulgação de seu CD, porisso, sem qualquer escrúpulo, e como se fosse a coisa mais natural do mundo, confessou que se lançará candidato a vereador de Recife. "Se ganhar vou enricar, gravo meu CD e fico famoso".

Diego, do alto de seus vinte e poucos anos, acredita que, sim, se pode roubar. Ele, e mais alguns muitos milhões de brasileiros. Ricos, milionários, pobres e classe média; qualquer um que pode dar uma "gorjeta" a um guarda de trânsito, ou furar a fila do ônibus, ou pedir uma Nota Fiscal no restaurante acima do valor, para reembolso da empresa. Pior, aquele empresário que sonega impostos ou suborna o fiscal da Secretaria da Fazenda ... ainda, um jornalista que forja um depoimento ou favorece um delegado de policia para ter a melhor imagem de um "furo"... poderia citar muito mais!

É importante que a cultura da corrupção desapareça e se torne alvo de toda a sociedade.
Não são apenas os politicos os corruptos, mas a sociedade. Eles nos refletem por terem sido eleitos. E se você, leitor, achar que existem pessoas que não se corrompem na sociedade, deverá acreditar que nem todos os politicos são corruptos também.

Porisso, antes de acusar este ou aquele, é bom que cada um pense na sua própria conduta, ou saia às ruas gritando que "cansou".

Vai fazer papel de bobo.

***

2 comentários:

reflexão disse...

Esta cultura de se levar vantagem em tudo na verdade é uma descultura. E infelizmente a grande maioria das pessoas estão aderindo a esta característica. Que não vai trazer um crescimento solidificado para o Brasil. A corrupção é uma cancer maligno na sociedade. Mas todo ato que pode contribuir para a inibição estas formas de se tirar vangegem em tudo é bem vinda. Tem setores da sociedade que a corrupção é explícita outras não, ainda tem as que são popularmente aceitas e as que não. Estas que não são popularmente aceitas são as que sempre são atacadas. E tem que ser, não poderia ser diferente. Mas só atacar ela não é suficiente as outras formas de corrupção também tem que ser atacadas. Por mais que se queira negar, o lula foi um corrupto como outro qualquer. E consegui subir ao poder com a ajuda de muitas pessoas que poderiam combater esta corrupção. Mas, não o quiseram preferiram participar e engrossar o caldo da corrupção em nosso país. "Já que todo mundo faz, porque eu não posso fazer", é o que diz a sabedoria popular. De um lado o povo diz que "basta", e por outro lado se diz que "não sei de nada". E com isso a corrupção vai ganhando mais raízes. Até o que não é aceitável passa a ser!

Anônimo disse...

Político honesto é um animal em extinção no Brasil.

Ass. Michelângelo