6 de out. de 2012

O PT CRESCE NAS ELEIÇÕES 2012.

***

Nos últimos 4 anos, desde a eleição municipal de 2008, o Partido dos Trabalhadores mostrou um crescimento robusto na sociedade brasileira.

É preciso lembrar que em 2010 o PT obteve uma vitória significativa na eleição presidencial - o combate entre Dilma Rousseff e José Serra foi, de certa forma, fácil para a hoje Presidenta. O país crescia de forma robusta, a economia mostrava sinais de solidez e o apoio do Presidente Lula foi decisivo, apesar da velha midia duvidar que um "poste" fosse eleito!

Hoje, 06 de outubro, véspera da eleição municipal, o quadro apresenta-se favorável aos candidatos do PT, sobretudo em relação a 2008. Apesar do bombardeio diário da imprensa; apesar da tentativa de colar a imagem da corrupção ao partido através do julgamento do "mensalão" pelo STF.

Uma análise dos números da corrida municipal feita nas cidades com mais de 200 mil habitantes, onde é possível o segundo turno, revela que há, hoje, mais candidatos petistas com chances de vitória  que em 2008.

Às vésperas da eleição passada, eram 33 os candidatos petistas com chances reais de vitória. Elegeu 20! Hoje, são 37 nesta mesma condição os candidatos do Partido dos Trabalhadores, crescimento de 12%.

Da oposição, vale ressaltar que o PSDB obteve crescimento maior. Em 2008, 23 candidatos tucanos tinham reais chances de vitória. Elegeu 13. Hoje, são 33 os que efetivamente estão em primeiro lugar ou em disputa para ida ao segundo turno, segundo pesquisas. Cresceu 43%.

É importante notar que o DEM, velho aliado dos tucanos desde o tempo do PFL, está minguando no atual quadro. É legítimo supor que o espaço conquistado pelo PSDB se deu mais pela fragilidade do DEM que por seus próprios meios.

***

A lição que se retira, mesmo antes do pleito, é que o eleitor decide seu voto de forma cada vez mais individual e deixa pouquissima margem de influência para a imprensa. E decide diretamente pela propaganda eleitoral e por apoios que este ou aquele candidato recebe.

Esta constatação vem do fato que vários candidatos petistas subiram nas pesquisas prévias com o início da participação efetiva de Lula e Dilma nas campanhas. Por mais que setores da velha midia tentem dizer que não, o apoio de Lula está sendo fundamental nos grandes centros e em importantes capitais.

Vejam o exemplo de Sâo Paulo, Capital: no início da corrida municipal, José Serra aparecia liderando de forma isolada. Celso Russomano vinha em segundo, distante. Fernando Haddad, era desprezado. Hoje, existe a real possibilidade de segundo turno entre Haddad e Russomano, deixando Serra em terceiro, segundo pesquisas desta semana. O forte crescimento de Haddad se deu com as primeiras aparições de Lula, conquistando preferência de eleitores que antes simpatizavam com Russomano ou Serra.

O mesmo se deu em Salvador: há 3 meses, o candidato do DEM era tido como vencedor no primeiro turno. Hoje, Nelson Pelegrino do PT já aparece na liderança das pesquisas locais. Da mesma forma, a virada aconteceu após comicio na cidade com a presençca de Lula, na Praça Castro Alves.

No jornal folha de são paulo* de hoje, uma frase emblemática assume a derrota da velha midia:

"Nos casos de os prognósticos atuais se confirmarem nas urnas amanhã, não ficará comprovada a tese de que o PT estaria sendo expelido dos grandes centros urbanos."

Tese ?
Formulada por quem ?
Baseada em quê 


O blog SANDÁLIAS DO PIRATA acredita que o Brasil continuará dando seu recado aos reacionários, para desespero dos poucos que ainda sonham com o retrocesso social, econômico e político; para os que ainda acreditam que são os donos da verdade e que tudo podem; para a velha midia, comprometida até o pescoço com os interesses mais escusos:

O PT CRESCE NAS ELEIÇÕES 2012!

***
* Este blogueiro recusa-se a grafar os nomes dos jornais folha, globo e estadão, e da revista veja, com as inicias maiúsculas.
***

Nenhum comentário: